"Ter o apelido Bacalhau em Portugal é, em si, caricato, mas ter este apelido e ser cantora de música portuguesa é o pináculo da caricatura. Todos os natais, repete-se o comentário: 'tem cuidado, que vais parar ao forno!'. Este foi o ano em que decidi juntar o útil ao agradável: escrever uma canção de Natal que seja alegre e não religiosa, pois que não há muitas no nosso cancioneiro (e toda a gente sabe que o que mais precisamos depois da comezaina de Natal é de queimar calorias a dançar), e apropriar-me da brincadeira com o meu apelido. Assim nasce esta canção, que junta a proteína mais portuguesa à expressão caída em desuso, que significa dar um aperto de mão, para chegar ao refrão que se espera poder tocar em loop neste Natal: 'Dá cá um bacalhau'."
Ana Bacalhau lança hoje “Dá Cá Um Bacalhau”, a canção de Natal por excelência e um tema que traduz na perfeição este espírito português da época. E só Ana Bacalhau poderia escrever e interpretar esta canção, um verdadeiro clássico natalício que ressoará em todos os corações portugueses. Diretamente da mesa de som da artista para a nossa mesa de Natal: “Dá Cá Um Bacalhau”
Ana Bacalhau sobe ao palco do Teatro Maria Matos, em Lisboa, no dia 21 de janeiro 2026, para apresentar o mais recente trabalho de originais, “Mundo Antena”, editado em abril deste ano. Os bilhetes estão disponíveis aqui.