Depois do sucesso da instalação artística Viagem Pelo Esquecimento, João Gil prepara-se para editar as músicas que deram vida a este projeto multidimensional. A partir de 21 de fevereiro, as composições estarão disponíveis nas plataformas digitais, permitindo ao público mergulhar na envolvente fusão entre música e poesia que caracteriza esta obra.
Com ideia original e realização de Ana Mesquita, Viagem Pelo Esquecimento une a música de João Gil, com orquestração de Luís Figueiredo, à poesia inédita de Mia Couto, interpretada por grandes vozes da lusofonia, como Carlão, Maria Bethânia, Diogo Infante, Natália Luiza, Manuela Azevedo e Fernando Alves.
Apresentada inicialmente no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa, a 2 de abril de 2022, com o Alto Patrocínio da Presidência da República e a presença do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a obra foi concebida como um filme tríptico de vídeo-arte, com doze peças dirigidas por Ana Mesquita. Para este trabalho, a realizadora contou com a colaboração de cineastas e fotógrafos de renome, como Vasco Pinhol, Pedro Senna Nunes, Isabel Nolasco, António Proença de Carvalho e Henrique Blanc.
A criação e produção da Viagem Pelo Esquecimento mobilizou uma extensa equipa artística e técnica, com gravações realizadas entre a Europa e África, refletindo um olhar humanista e sensível sobre a memória e o esquecimento.
Agora, a música composta por João Gil ganha uma nova vida, chegando ao público num formato acessível e intemporal. A sua edição nas plataformas digitais permitirá que a essência desta obra – que alia inovação tecnológica a uma experiência imersiva e sensorial – continue a ecoar para além dos espaços expositivos, alcançando novos públicos e novas geografias.