Rodrigo Amarante

Rodrigo Amarante apresenta “I Can’t Wait”, segundo single do novo álbum, Drama, com edição a 16 de Julho

16 . 06 . 2021
SHARE:

 18 Abril 2022 - Porto

19 Abril 2022 - Lisboa

 

Veja aqui o vídeo oficial de “I Can’t Wait”

 

«Escrevi esta canção porque Jesus é seguido por traidores», diz Amarante. «Escrevi-a porque as ideias de Darwin servem o propósito de nos virar uns contra os outros, na medida em que não acredito na definição de liberdade enquanto separação ou desconexão, como o dicionário sugere, mas como o reconhecimento da nossa interdependência, porque a liberdade é pertencer. Escrevi esta canção porque ter esperança não é suficiente.» 
Rodrigo Amarante

Rodrigo Amarante edita hoje o novo single, “I Can’t Wait’, do seu muito aguardado álbum Drama, com edição agendada para 16 de Julho pela editora Polyvinyl, que irá também reeditar o aclamado álbum de estreia “Cavalo” (2014), uma extraordinária colecção de canções intimistas, em que “cada instrumento respira e cada som se mistura, mas cada momento é distinto” (NPR Music). Portugal recebe, em 2022, os concertos de apresentação do novo álbum, nos dias 18 de Abril, na Casa da Música, no Porto e em Lisboa, a 19 de Abril, no Capitólio. Os bilhetes encontram-se à venda nos locais habituais.

Depois do primeiro single “Maré”, Rodrigo Amarante revela “I Can’ t Wait”, uma canção que começa com o som melodioso das teclas de um Cravo e de uma guitarra orelhuda, abrindo depois espaço aos sintetizadores, enquanto Amarante divaga sobre esperança, liberdade e urgência. O vídeo, cujo guião foi escrito pelo próprio é  cinemático e retrata uma manhã em que Rodrigo Amarante acorda, veste-se e sai para enviar uma carta.

Os menos versados na obra de Rodrigo Amarante lembrar-se-ão de “Tuyo”, a música da série Narcos da Netflix. Ou do álbum Little Joy. Talvez fiquem surpreendidos com os seus créditos na autoria de canções de Gal Costa, Norah Jones e Gilberto Gil. É possível que o tenham visto a tocar ao vivo com o super grupo brasileiro de samba Orquestra Imperial. Mas é sobretudo provável que se lembrem dele na mítica banda carioca indie Los Hermanos. Já para os que acham que conhecem tudo sobre Rodrigo Amarante, “Drama” vai trocar-lhes as voltas.

Nascido no Rio de Janeiro em 1976, Rodrigo Amarante aponta dois incidentes no seu passado que tiveram repercussão directa nas suas composições: uma doença infantil que o fez (e faz) valorizar a beleza de uma segunda chance; e o momento em que o pai (com o seu consentimento relutante) lhe cortou os longos cabelos, numa tentativa de descarregar todo o drama e sensibilidade da sua jovem cabeça. “Vestir-se como forma de revelar, em vez de vestir-se discretamente, é esconder, isso é Drama”, diz. "Uma ferramenta. Fazendo cócegas na memória para a confissão, vendo através dos olhos de uma máscara. Espreitar no espelho que está desempenhando um papel. Isso não é algo que eu tenha seguido, mas uma realização póstuma, algo que me seguiu, como sempre acontece. Essas músicas foram os instrumentos para realizá-lo, não o contrário.”

“Drama” começou a tomar forma no final de 2018, com a banda de Rodrigo Amarante - “Lucky” Paul Taylor na bateria, o baixista Todd Dahlhoff, Andres Renteria na percussão e Amarante na guitarra. Ao longo do processo de composição e gravação em 2019, algumas músicas foram retiradas do fundo das gavetas e outras ideias surgiram. No início de 2020, com o álbum ainda por terminar, a pandemia obrigou Los Angeles a um lockdown e Rodrigo Amarante viu-se sozinho, aproveitando para adicionar overdubs e misturar as canções com Noah Georgeson, embora os dois nunca estivessem na mesma sala. Sem surpresa, o isolamento acabaria por ditar o som do álbum. “O bloqueio e a limitação produziram ótimas ideias. Comecei o álbum querendo focar no ritmo e na melodia, abandonar aquelas ricas progressões de acordes e modulações que herdei do Brasil e ser mais direto por um tempo. Enquanto escrevia, percebi que havia um gatilho para mim naquela tentativa, uma sombra do garoto de cabeça raspada que eu deveria ser, sugando-o. Em vez disso, abracei as complicações que herdei. ”

“Drama” termina com o piano e a voz de Amarante em “The End”. “Viver é cair” e perguntamo-nos: depois de todas as turbulências emocionais por que passou, será alguma mensagem de despedida? “Tudo vai bem”, responde Rodrigo Amarante. “Sussurrando. Você fica mais alto assim, as pessoas respondem melhor a um convite ”, e acrescenta: “Encarar o absurdo permanecendo gentil, estando aberto aos dons da confusão; é por isso que criamos essas ferramentas que são histórias e músicas, para nos ajudar a ver uns aos outros. ”

 

 

Pré-venda Drama

 

Drama Tracklist:

01.Drama

02. Maré

03. Tango

04. Tara

05. Tanto

06. I Can’t Wait

07. Tao

08. SKy Beneath

09. Eu Com Você

10. Um Milhão

11. The End

 

Pré-venda Cavalo reedição

 

Rodrigo Amarante concertos


 22 de Outubro, 2021 - Los Angeles, CA

18 de Abril, 2022 - Porto, PT @ Casa Da Musica

19 de April, 2022 - Lisboa, PT @ Capitolio

21 de Abril, 2022 - Madrid, ES @ Sala Mon

22 de Abril, 2022 - Barcelona, ES @ La 2

23 de Abril, 2022 - Lyon, DR @ L'Épicerie Moderne

April 25 de Abril, 2022 - Milão, IT @ Santeria

April 26 de Abril, 2022 - Zurique, CH @ Mascotte

27 de April, 2022 - Munique, DE @ Ampere

28 de Abril, 2022 - Colónia, DE @ Stadtgarten

29 de Abril, 2022 - Hamburgo, DE @ Nochtspeicher

30 de Abril, 2022 - Berlim, DE @ Lido

2 de Maio, 2022 - Amsterdão, BL @ Paradiso Noord

4 de Maio, 2022 - Londres, UK @ Scala

5 de Maio, 2022 - Bruxelas, BE @ Botanique

6 de Maio, 2022 - Paris, FR @ Cabaret Sauvage

7 de Maio, 2022 - Lille, FR @ Aeronef

8 de Maio, 2022 - Nantes, FR @ Le Lieu Unique

 

 

Descarregar a capa do álbum e imagens oficiais Rodrigo Amarante aqui

 

Site Oficial | Bandcamp | Instagram | Facebook | Twitter

 

 

 

Recent News

19 . 04 . 2024

Paulo de Carvalho

Em ano de celebração do 50º aniversário da Revolução dos Cravos, Paulo de Carvalho estreia em dezembro o espetáculo “E...
19 . 04 . 2024

AGIR

AGIR é um dos mais reputados artistas da sua geração, sendo presença constante nas playlists de rádios e das plataformas de...
18 . 04 . 2024

S. PEDRO

A 9 de outubro, S. PEDRO sobe ao palco da Sala Suggia na Casa da Música. O concerto marca a apresentação do terceiro álbum de...

Newsletter

BY CLICKING SUBSCRIBE I AGREE TO RECEIVE PRESS RELEASES SENT BY SONS EM TRÂNSITO - ESPECTÁCULOS CULTURAIS LDA. ACCORDING TO ITS TERMS , CONDITIONS AND PRIVACY POLICY.